Novo tratamento para queda de cabelo crônica
A queda excessiva de cabelo que persiste por mais de 6 meses é conhecida como eflúvio telógeno crônico.
Este tipo de queda de cabelo pode ser primária, ou seja, causada por uma alteração do próprio ciclo capilar; ou secundária a diferentes fatores; sendo portanto sempre necessária a avaliação médica.
No eflúvio telógeno crônico primário existe uma alteração na duração da fase de crescimento do cabelo e estes caem antes do esperado. Mulheres entre 30 e 50 anos de idade são as mais afetadas. Outras características clínicas observadas são a redução da densidade dos cabelos na região das têmporas, afinamento do rabo de cavalo e, em algumas pacientes, sensibilidade aumentada no couro cabeludo.
Um estudo australiano avaliou o uso de micro doses (muito menores que as comumente utilizadas para outros fins) de minoxidil oral, medicação que é sabidamente capaz de aumentar a fase de crescimento dos fios. A mesma medicação foi recentemente avaliada no tratamento de um outro tipo de queda de cabelo, a calvície feminina (leia aqui)
No estudo em questão, 36 mulheres receberam a medicação ao longo de um ano, sendo observado redução significativa da queda de cabelo. Os autores do estudo concluíram que os resultados sugerem que medicação é capaz de tratar a condição.
Apesar de leve, efeitos adversos foram observados. Qualquer tratamento para queda de cabelos deve ser feito sob o acompanhamento de um médico dermatologista.
Na figura, uma das escala de queda de cabelo utilizada no estudo.
Referência: