Finasterida e câncer de próstata: existe relação?
A finasterida é uma das principais medicações para o tratamento da calvície (alopecia androgenética). A medicação não apenas interrompe o processo de perda dos fios, mas também é capaz de reverte-lo.
Um questionamento que surge com alguma frequência é sobre o risco de a finasterida contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata.
A finasterida pode causar câncer de próstata?
Vamos às evidências!
Artigo recente publicado no Skin Appendage Disorders Journal por dois autores de Nova Iorque revisou justamente a literatura acerca do assunto.
Todo esse questionamento surgiu em um estudo de 2003 que envolveu quase 20.000 pacientes. No estudo, foi observado que pacientes usando finasterida possuíam um menor risco de desenvolver câncer de próstata. No entanto, quando desenvolviam, eram afetados pelo subtipo mais grave da doença...
MAS....
Estudos posteriores esclareceram esse paradoxo. A finasterida não aumenta o risco de desenvolver o subtipo grave da doença. Na verdade, por causa de seus efeitos na próstata, a medicação melhorou a detecção da doença! Ou seja, ela permitiu que homens que normalmente não seriam diagnosticados, o fossem.
Por isso, o correto não é dizer que houve um aumento do número de casos e sim que houve um aumento do número de casos diagnosticados!
E caso de dúvida, converse com seu médico dermatologista com experiência em doenças do cabelos e couro cabeludo.
Referência: